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9 benefícios do colágeno para o corpo e articulações

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O colágeno é uma proteína formada de maneira natural pelo organismo, responsável por proporcionar elasticidade, firmeza e estrutura à derme. Mas os benefícios do colágeno não param por aí, pois cada vez mais tem se falado nessa proteína.

Isso porque, além de favorecer a estética por fora, o colágeno também serve para manter a integridade dos ligamentos, músculos, articulações e tendões, ao constituir a fibra que sustentam os tecidos.

Por isso, essa proteína é essencial para a saúde e pode ser encontrada tanto em alimentos quanto em cápsulas. Para entender melhor a importância do colágeno, separamos 9 benefícios que ele pode trazer para o corpo e articulações. Acompanhe!

1. Auxilia na cicatrização

O colágeno proporciona uma quantia importante de prolina e glicina, aminoácidos que colaboram para o processo de cicatrização. Isso acontece devido ao depósito do pró-colágeno na fase inicial que se entrelaça de maneira não organizada na ferida para que, com o tempo, ela passe a ganhar resistência.

Desse modo, a proteína auxilia no ganho mais acelerado da resistência, passando de tecido de granulação da pele para cicatricial. A partir daí são formados os tecidos fibrosos, que são as famosas casquinhas, e, após, a cicatrização na remodelação da pele.

2. Combate ao envelhecimento

Com o passar do tempo, a pele vai perdendo as fibras que promovem a sua sustentação, pois há diminuição da atividade metabólica dos fibroblastos. Isso acontece especialmente a partir dos 30 anos, em que a demanda de colágeno na pele reduz, causando linhas de expressão e rugas.

No entanto, o consumo da proteína pode reverter esse processo, pois ela estimula o processo anabólico, oferecendo mais resistência, força e um aspecto jovial para a pele. Além disso, torna ela mais hidratada e auxilia no combate aos efeitos do envelhecimento.

3. Promove o fortalecimento dos ossos

O colágeno é uma proteína essencial para dar firmeza à estrutura óssea, fazendo com que ela se torne mais resistente. Contudo, com o passar dos anos, a quantidade dessa proteína no organismo diminui, deixando os ossos menos densos e mais frágeis, dificultando o processo de cicatrização e aumentando a probabilidade de fraturas.

Dessa forma, o colágeno auxilia no fortalecimento dos ossos e articulações, repondo e distribuindo de forma qualitativa a proteína no organismo. Com isso, eleva a densidade óssea e reduz o risco de osteopenia e osteoporose, pois mantém o tecido articular mais elástico e hidratado.

4. Melhora a saúde cardiovascular

Para que os vasos sanguíneos tenham mais elasticidade, o colágeno atua nas estruturas das artérias, de modo a facilitar o transporte do sangue, desde o coração ao restante do corpo. Quando há insuficiência de colágeno no organismo, as artérias podem ficar mais frágeis e estreitas, colaborando para o risco de aterosclerose, AVC ou infarto.

A proteína ajuda a diminuir a probabilidade de desenvolvimento de doenças, como também melhora a saúde cardiovascular e contribui para o aumento do colesterol bom.

5. Alivia dores

Para quem sofre com dores articulares devido ao processo de degeneração, o colágeno é uma boa alternativa. Isso porque ele estimula a produção natural da proteína no organismo, ajudando na formação da cartilagem articular.

Assim, o consumo do colágeno diminui a inflamação do local e as dores nas articulações que envolvem a cartilagem, retardando o processo de degeneração e promovendo mais flexibilidade e mobilidade.

6. Auxilia na hidratação e elasticidade da pele

O colágeno é fundamental na promoção de elasticidade, firmeza e hidratação da pele. Mas devido o processo de envelhecimento e outros fatores, há uma redução significativa dessa proteína no corpo, favorecendo o surgimento de rugas e ressecamento da derme.

Por isso, para quem deseja manter a cútis com mais tônus e firmeza, a ingestão de colágeno é essencial, pois a proteína mantém as células unidas e estimula a produção de fibrilina e elastina, que contribuem para a redução da flacidez cutânea. Além disso, promove fortalecimento, hidratação, elasticidade e prevenção de linhas de expressão facial.

7. Protege a cartilagem

Outro benefício do colágeno, que contribui para a sua popularidade, é a proteção da cartilagem. Isso porque uma das doenças que mais atinge os brasileiros é a osteoartrite, também conhecida como artrose, que é ocasionada pelo desgaste da cartilagem.

Diante disso, a função do colágeno é proporcionar flexibilidade, estabilidade e regeneração do tecido que protege as articulações. Assim, há mais auxílio na manutenção das articulações e redução do desconforto para quem sofre com problemas articulares.

8. Fortalece unhas e cabelos

As qualidades do colágeno também são benéficas para cabelos e unhas. Essa proteína faz com que os minerais tendem a se fixem melhor, colaborando para o crescimento, além de torná-los mais resistentes e brilhantes.

Esse efeito positivo do colágeno pode se potencializar quando o seu consumo estiver associado a outras substâncias, como cálcio, aminoácidos, minerais e aminoácidos.

9. Aumenta a massa muscular

Os benefícios do colágeno vão além do melhoramento da cútis e articulações, pois ele também ajuda a manter os músculos mais fortes. Isso acontece devido à promoção da síntese de proteínas que aumenta a massa muscular.

Com isso, o colágeno é uma ótima opção para evitar a perda de músculo, que ocorre com o passar dos anos, e também para os atletas que desejam obter mais ganho de massa muscular, visto que a proteína estimula a creatina.

Como a suplementação pode ajudar a repor o colágeno no organismo?

Para garantir os benefícios do colágeno, é importante consumir alimentos ricos dessa proteína. Porém, em alguns casos, somente a alimentação não é suficiente para repor a quantidade que o organismo precisa, sendo necessário o uso de suplementos. Isso porque a suplementação de colágeno é responsável pela formação e aumento das fibrilas, que são componentes fundamentais para a constituição da musculatura.

Os suplementos dessa proteína podem ser encontrados na forma de cápsulas ou pó. Mas para quem deseja iniciar o consumo e obter os benefícios do colágeno, é fundamental buscar o auxílio de um médico ou nutricionista para que o profissional possa orientar a maneira adequada de utilizar a suplementação e verificar a necessidade da reposição no organismo.

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