aplicativo para caminhada aplicativo para caminhada

Como os aplicativos para caminhada podem ajudar a caminhar melhor?

6 minutos para ler

Contar com algum aplicativo para caminhada pode ajudar a manter o foco e a praticar o exercício corretamente. Lembre-se de que caminhar pode trazer inúmeros benefícios para todas as idades. É o caso da melhoria do sistema cardiovascular, fortalecimento muscular, diminuição dos sintomas de ansiedade e estresse etc.

O melhor de tudo é que o aplicativo para caminhado pode ficar armazenado no seu celular, um item que você já costuma manter por perto. Ou seja, obter os benefícios desse exercício e do app é muito simples. Isso é especialmente importante para quem não tem motivação para se exercitar e prefere uma atividade mais prática.

Está interessado no assunto? Então, continue a leitura, saiba mais sobre essa tecnologia e entenda como ela pode ajudá-lo!

Confira alguns exemplos de aplicativos para caminhada:

Existem diversos aplicativos, cada um deles com suas particularidades. Então, conheça mais sobre alguns dos principais e escolha o melhor para os seus desejos e necessidades!

Nike Run Club

A Nike é uma marca famosa voltada para produtos esportivos. Para incentivar os seus clientes a adotar hábitos de vida saudáveis, ela desenvolveu o aplicativo Nike Run Club. Os principais benefícios dele envolvem a orientação por áudio, que funciona como um personal trainer guiando os esportistas.

Além disso, ele possibilita o registro do seu desempenho. É o caso do ritmo do exercício, ritmo cardíaco, cadência etc. Além disso, é possível convidar amigos para participar de desafios mensais ou semanais. O Nike Run Club está disponível para Android e iOS, mas algumas funcionalidades não estão disponíveis para todos os países.

Adidas Running by Runtastic.

A Adidas é outra famosa marca voltada para o mundo dos esportes. Assim, ela desenvolveu um aplicativo que auxilia os usuários na prática de atividades físicas, como caminhada e corrida. Para isso, ele traz tutoriais e programas de treino elaborados por profissionais, o que é útil para diferentes tipos de condicionamento físico.

Outro benefício do Adidas Running by Runtastic é a possibilidade de registro da evolução nos treinos e o convite para amigos se desafiarem. Desse jeito, fica mais fácil e divertido realizar as metas fitness almejadas. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

MapMyWalk

O MapMyWalk é outra opção de aplicativo para caminhada. Ele possibilita o avanço do treino com profissionais capacitados na versão premium. Tudo isso ainda pode ocorrer de forma personalizada para se adaptar ao condicionamento e aos interesses de cada usuário.

Outro benefício é a possibilidade de registrar em tempo real a localização e compartilhá-la com alguém. Assim, você tranquiliza as pessoas que se preocupam com as suas caminhadas. Outros pontos positivos do MapMyWalk são o compartilhamento de treinos e a participação em desafios com seus amigos, o que pode render prêmios.

Strava

O Strava é semelhante aos outros aplicativos mencionados, dando a possibilidade de monitorar a distância percorrida e as atividades. Mas, além dessa característica, ele também oferece prêmios e pontuações decorrentes da evolução do usuário, o que ajuda a manter a motivação. 

O Strava não é útil apenas para os adeptos da caminhada. Corrida, ciclismo, natação e canoagem, por exemplo, também são outras atividades contempladas. Assim, os participantes compartilham o desempenho com amigos e atletas.

Relive

O Relive é mais voltado para os interessados em caminhadas ao ar livre. Quem prioriza essa modalidade obtém os benefícios do exercício físico e do contato com a natureza, o que proporciona o alívio do estresse e a diminuição da ansiedade.

Um dos pontos positivos do Relive é o mapeamento do percurso em um mapa 3D. Isso facilita a visualização do trajeto ao compartilhar a caminhada com seus amigos. Ainda, naturalmente, quem caminha pode acompanhar o seu trajeto com uma melhor qualidade. O app também possibilita que o percurso seja registrado em vídeo e fotos.

Saúde

O aplicativo Saúde, disponível para iOS, é outro que se destaca quando o assunto é caminhada. Isso porque ele permite o monitoramento de passos e da distância percorrida. Além disso, é possível conectar o Saúde com outros aplicativos de atividades físicas, o que ajuda no fornecimento de dados específicos.

Por que é importante monitorar suas caminhadas?

Você já conheceu alguns dos principais aplicativos para caminhada. Agora é o momento de saber por que eles são tão relevantes na prática dessas atividades. Primeiramente, saiba que um dos principais motivos é a facilidade de os usuários acompanharem a própria evolução. Assim, eles podem enxergar os benefícios da prática. Entenda mais a seguir!

Acompanhamento da sua evolução

A caminhada ajuda no melhor condicionamento físico e no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Esses benefícios podem ser notados com o monitoramento do ritmo cardíaco. Assim, fica mais fácil ter motivação para manter a prática e realizar uma avaliação física com os profissionais de saúde.

Incentivo aos exercícios físicos

Os aplicativos de monitoramento de caminhada também oferecem outros benefícios. É o caso do incentivo aos exercícios, já que o trajeto de cada usuário pode ser compartilhado. Isso serve de comparativo e desafio para que cada um busque a evolução com o auxílio da gamificação.

Ademais, considere que o aplicativo de caminhada também é útil para que os usuários consigam caminhar melhor. Isso porque muitos apps conseguem registrar o nível de oxigenação do sangue e a média da frequência respiratória e cardíaca. Essas informações oferecem um panorama sobre a saúde.

Avaliação da saúde

Em conjunto com isso, também é possível avaliar a forma de andar, a força e o equilíbrio de cada um ao caminhar. Dessa maneira, fica mais fácil entender os riscos de queda e de baixa estabilidade, o que é especialmente válido para pessoas mais idosas e propensas a quedas.

Então, conseguiu entender mais sobre o aplicativo para caminhada? Existem inúmeras versões, cada uma com suas funcionalidades. Escolha a opção mais alinhada às suas necessidades e interesses para aproveitar os benefícios. Essa decisão deve considerar sua idade, seus hábitos de vida, os locais onde você mais caminha etc. 

Quer aproveitar a visita para continuar aprendendo sobre exercício físico? Confira nosso post e descubra o que é mais recomendado para você: corrida de rua ou esteira!

Posts relacionados

Deixe um comentário